Pesquisa

  • Sistema de aquecimento de água para fins residencias de baixo custo

Resumo:

O grupo PET Engenharias foi aprovado junto ao MEC objetivando atuar nas áreas de pesquisa, ensino e extensão por meio de atividades integradoras, buscando o uso e desenvolvimento de tecnologias para solução de problemas ambientais e sociais que envolvam a instrumentação aplicada ao monitoramento, saneamento e análise ambiental, bem como a transferência de tecnologias mais limpas de interesse socioambiental na região sudoeste da Bahia, em especial para o município de Vitória da Conquista.

No que se refere ao desenvolvimento de tecnologias pode-se cita o uso e desenvolvimento de softwares de interesse socioambiental, como o desenvolvimento/implementação de softwares para cálculo de variáveis de interesse na área de energia e meio ambiente, a saber: Programa computacional para estimativa da radiação solar e programa para estimativa da evapotranspiração de culturas, entre outros.

O presente projeto de pesquisa visa avaliar o desempenho de três sistemas de aquecimento de água residencial, sendo dois sistemas constituídos por componentes alternativos de baixo custo (reservatório térmico e coletor solar) e um sistema convencional idôneo disponível no mercado brasileiro, na qual todos os sistemas de aquecimento estarão funcionando pelo princípio de termossifão.

Em outras palavras, esta trabalho será conduzido em duas etapas principais: a primeira etapa visa avaliar o desempenho de três sistemas de aquecimento de água solar residencial (SAS), realizar a aquisição de dados das variáveis climáticas em estudo, bem como desenvolver um software para estimativa da radiação solar global. A segunda etapa do projeto consistirá na divulgação da tecnologia SAS por meio de palestras, minicursos e manual de instalação do equipamento, nas escolas do município e nas comunidades rurais do município de Vitória da Conquista- BA e instalar um sistema piloto experimental em uma das casas do povoado de Itapirema, povoado do município de Vitória da Conquista-BA.

Com os resultados deste trabalho espera-se: a) Construir um módulo didático de Sistemas de Aquecimento de água solar residencial que possa servir para as aulas práticas das disciplinas dos cursos de Engenharia Ambiental (disciplinas: Energias Alternativas, instrumentação e Controle, monitoramento ambiental) e Engenharia Elétrica (disciplinas: instrumentação eletrônica, processamento digital de sinais, análise de sistemas elétricos e projetos de circuitos integrados), b) desenvolver um software em linguagem de programação Java para estimativa da radiação solar global e c) conscientizar e mobilizar a comunidade rural de Itapirema quanto ao uso de sistema de aquecimento de água solar residencial de baixo custo (SASBC) quanto aos benefícios do uso da energia solar, redução no consumo de energia elétrica e melhoria da qualidade de vida da população. Por último pretende-se também propor um sistema de aquecimento de água solar residencial de baixo custo, que possa ser empregando em utilizado comunidades rurais do município de Vitória da Conquista-BA, melhorando a qualidade vida da população rural.

Palavras Chaves:

Energia solar / Instrumentação e controle / Aquecimento de água / Difusão de Tecnologia

Apoio:

fapesb                         simbolo_ifba_transp

 

 

  • Taxas de evasão e retenção nos cursos de Engenharia do IFBA, Campus Vitória da Conquista

Resumo:

A evasão escolar no ensino superior é um grave problema que se apresenta para o sistema educacional brasileiro e internacional (SILVA FILHO et al, 2007). Esse é um problema complexo, marcado por inúmeras causas econômicas, didático-pedagógicas e pessoais.

Em um estudo realizado por Fonseca (2006) mostra que em média, a evasão nas universidades federais chega a expressivos 50%, sendo que na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em especial para algumas áreas, como no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), este número passa dos 60%.

Diante desse problema o PET Engenharias resolve realizar um estudo sobre as taxas de evasão e retenção nos cursos de engenharia do IFBA e o mais importante identificar as causas e para pode desenvolver estratégias que venham minimizar a desistência e reprovação dos alunos dos cursos de engenharia.

Palavras Chaves:

Evasão/ Retenção/ Engenharia / IFBA

Apoio:

simbolo_ifba_transp

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.